Breve história da Juventude Socialista
A Juventude Socialista é uma organização política de juventude empenhada na defesa dos valores do Socialismo Democrático e que surge como a ala jovem do Partido Socialista. Formalmente, a JS foi criada nos dias após a Revolução do 25 de abril por um grupo de jovens pertencentes à Ação Socialista Portuguesa, a antecessora do PS.
Com a Democracia, os jovens socialistas procuraram organizar-se enquanto organização juvenil do Partido Socialista e procuraram também captar os jovens para este projeto que visava defender os valores da liberdade, igualdade e fraternidade. Passados mais de 40 anos da sua fundação, a JS e os seus militantes travaram diversos combates políticos, visando sempre a construção de um projeto progressista de sociedade. A JS foi pioneira na luta pelo casamento entre pessoas do mesmo sexo, pela adoção por parte de casais homossexuais, pela despenalização do aborto, pela Propina Zero, contra o serviço militar obrigatório, e muitas outras causas que, diariamente, fazem diferença nas nossas vidas.
Hoje, a Juventude Socialista continua a sua luta pela construção de uma sociedade mais justa e fraterna através dos seus deputados à Assembleia da República, dos seus autarcas, do Conselho Nacional da Juventude, dos Conselhos Municipais de Juventude e através do ativismo, sempre lado a lado com os jovens e lutando pelos seus interesses.
É por tudo isto que a JS é a maior organização política de juventude em Portugal!
O que é a Federação do Porto?
A Federação do Porto da JS é a voz de todos jovens socialistas do distrito do Porto. Tem, por isso, como principal missão a defesa dos interesses e causas de todos os jovens do distrito.
O trabalho de proximidade para com todas as concelhias do distrito permite conhecer as diferentes realidades de cada concelho. A luta por uma justiça mais clara e eficaz, por um Serviço Nacional de Saúde de todos e para todos são posições que temos bem definidas.
Valorizamos o trabalho e os trabalhadores, lutamos por melhores práticas ambientais e queremos um ensino superior acessível a todos.
Juntos podemos fazer diferente!
O que significa militar na JS?
Quando entras na Juventude Socialista, percebes que encontraste um espaço onde a tua voz e as tuas ideias vão ser ouvidas. Percebes o verdadeiro conceito de igualdade porque ela, enquanto desígnio de um projeto Socialista, não pode deixar de existir dentro da própria estrutura.
Conheces a essência mais pura do que significa fazer política, ou seja, fazer política pelos valores, pelas causas, pelos projetos de sociedade, fazer política para construir o Socialismo.
Militar na JS significa ser ativista de todas as liberdades. A liberdade de poderes casar com quem quiseres, a liberdade de teres uma habitação digna, a liberdade de teres um Serviço Nacional de Saúde gratuito e universal, a liberdade de teres acesso à Escola Pública.
Esta liberdade só se conquista na Juventude Socialista, lutando por aquilo em que acreditas e contra aquilo que te oprime.