Manifesto Autárquico Distrital

As eleições autárquicas de 2021 apresentam-se como um dos maiores desafios colocados à democracia portuguesa. 

As nossas freguesias e municípios são a linha da frente na resposta aos desafios dos portugueses e em especial dos mais jovens. Por isso, a Federação Distrital do Porto da Juventude Socialista e os Jovens Autarcas Socialistas do Porto apresentam-se para estas eleições com um conjunto de propostas, ideias e de vontades nas próximas eleições autárquicas. 

Acreditamos que a ampla reflexão realizada, com a auscultação de dezenas de camaradas da Juventude Socialista de todo o distrito, de executivos municipais e dirigentes do Partido Socialista realizados ao longo dos últimos meses, permite-nos hoje ter uma maior perceção das dificuldades no nosso distrito e território. Permite-nos, ainda, perceber que problemas como a emancipação jovem, o emprego, a cultura e a habitação poderão até ser os mais frequentemente mencionados, mas que a mobilidade, infraestruturas e a preservação do ambiente não são menos importantes e exigem maior cooperação intermunicipal para a implementação das políticas que a Juventude Socialista ora defender.

 Apresentamos por um isso um Manifesto Autárquico renovado e assente em eixos de governação que permitam melhorar a qualidade de vida dos munícipes, que garantam uma resposta à crise social, económica e de emprego, que permitam lutar contra as alterações climáticas, melhorar a mobilidade e garantir a igualdade, assim como, promover a transparência na governação diária.