Watchparty: Eleições Americanas 2020

04-11-2020

Em noite de Eleições Americanas, a Federação do Porto da Juventude Socialista organizou uma watchparty através de um direto no Facebook, em tempo real, onde se acompanharam os resultados eleitorais, contando a análise política de vários convidados especiais.

Marcou presença a ex-eurodeputada e candidata à Presidência da República, Ana Gomes; o Eurodeputado e Presidente da Federação Distrital do Porto do PS, Manuel Pizarro; o deputado à Assembleia da República, Presidente da JS FAUL e candidato a Secretário-Geral da Juventude Socialista, Miguel Costa Matos; a atual Secretária-Geral da Juventude Socialista e deputada à Assembleia da República, Maria Begonha e ainda o Secretário Nacional para as Relações Internacionais da JS e candidato a Secretário-Geral da IUSY, Bruno Gonçalves. A presença destes convidados trouxe até à discussão as projeções individuais dos possíveis resultados das eleições bem como a análise do panorama político mundial. Durante a madrugada estiveram ainda presentes jovens portugueses que estão neste momento a viver, estudar e trabalhar nos Estados Unidos e que puderam acrescentar ao debate o testemunho, na primeira pessoa, sobre o ambiente que se vivia e o que seria esperado viver-se nos dias a seguir à divulgação dos resultados.

A acompanhar todo este serão estiveram centenas de jovens que, para além da participação ativa através da caixa de comentários, usufruíram de um sorteio "giveaway" de uma t-shirt temática e ainda quizes que colocaram à prova o conhecimento dos nossos participantes sobre a realidade política americana.

Para encerrar a transmissão em direto, os participantes foram surpreendidos com um vídeo de apoio e esperança de uma camarada ativamente envolvida na campanha de Joe Biden e nas estrutuas de apoio dos Democratas em New Hampshire, Molly Biron.

Mais de três horas depois, a watchparty terminou ainda sem o veredito final destas eleições, momento que até agora esperamos.