[JS Vila do Conde] Visita de Proximidade a Várias Escolas do Concelho

06-10-2020

A Juventude Socialista de Vila do Conde, juntamente com o Partido Socialista, esteve presente num conjunto de visitas às escolas do nosso concelho ( Agrupamento de Escolas Dr. Carlos Pinto Ferreira, na Junqueira; Agrupamento de Escolas D. Afonso Sanches, em Vila do Conde; Agrupamento de Escolas Frei João, em Vila do Conde; Escola Secundária José Régio, em Vila do Conde. )

Estando num início de ano letivo muito diferente do habitual, marcado pelo contexto pandémico que se vive em todo o país e mundo, a JS destaca a importância da Educação como um dos pilares fundamentais da nossa comunidade, tendo de ser esta uma prioridade em qualquer projeto político no desenvolvimento do nosso concelho. Nos diferentes encontros, foram abordados os programas de ação para o novo ano letivo, nomeadamente os planos de contingência desenvolvidos pelos diferentes agrupamentos, tendo sido ainda referidas as dificuldades acrescidas pelo aparecimento do vírus, que fez realçar a necessidade de reforço de recursos humanos e a necessidade de um empenho ainda maior por parte de todos.

Todo este trabalho que tem sido efetuado pela Direção, Professores, Assistentes e Auxiliares vai certamente transmitir a confiança a alunos, pais e encarregados de educação, contribuindo para a normalidade possível neste princípio de ano letivo que se avizinha, num quadro de segurança responsável.

Percebeu-se, em todas as conversas, uma preocupação com a aprendizagem, e ensino dos conteúdos letivos. Em cima da mesa, está o regime letivo presencial, mas também o misto e o online.

É claro para todos, que atravessaremos uma época de digitalização no ensino, mas que ainda existem muitos alunos que atualmente não tem as condições para acompanhar esta evolução, na qual a JS destaca a solidariedade e intervenção que tem sido desenvolvido pelas Juntas de Freguesia no apoio de proximidade e na supressão de algumas carências, dos próprios docentes e direções dos agrupamentos, e lamenta a pouca intervenção da Câmara Municipal neste âmbito, exigindo-se mais ao Poder Central no combate às desigualdades sentidas atualmente no nosso concelho. Foi possível comprovar um espírito de muita união e competência entre todo o corpo docente e não docente, e sente-se a forte esperança de ultrapassar as atuais dificuldades e manter o nível de excelência que tem vindo a ser uma realidade nas escolas do nosso concelho.

A JS deseja a todas as direções, docentes e não docentes, um bom início de ano letivo, e realça o extraordinário trabalho realizado diariamente na preparação e prevenção para que os alunos tenham todas as condições possíveis para retomarem as suas vidas académicas.
Desejamos também a todos os jovens alunos, que a partir da próxima segunda feira começam mais uma viagem num novo ano letivo, os votos de maior sucesso. Sabemos que será um ano diferente e muito complicado, mas apelamos à compreensão, tolerância e flexibilidade de cada um, para que todos juntos, transformem este ano letivo num ano de sucesso para todos. Isto só será possível, especialmente numa época difícil como a que atravessamos, se todas as partes estiverem juntas e trabalharem no mesmo sentido.

A Juventude Socialista de Vila do Conde defende, juntamente com o PS, uma Educação de todos e para todos. Uma educação onde todos tenham as mesmas oportunidades e condições de acesso, num ensino onde ninguém fique para trás, e que seja justo e transversal em todo o concelho de Vila do Conde.