[JS Vila do Conde] Dia Mundial do Combate ao Bullying

20-10-2020
Hoje, dia 20 de outubro, assinala-se o Dia Mundial do combate ao bullying. O bullying é um problema social que consiste no uso da força física, ameaça ou coerção, com o intuito de abusar intimidar ou dominar de forma agressiva outros indivíduos, podendo desencadear consequências negativas, no bem estar dos mesmos. Hoje em dia, cerca de 1 em 3 crianças no Mundo, entre os 13 e os 15 anos, é vítima deste problema social, segundo um estudo realizado pelo fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Existem alguns objetivos na comemoração deste dia, nomeadamente: 

- consciencializar a população Mundial, principalmente os mais jovens, para este grave problema;

- apoiar e incentivar as vítimas a denunciarem situações em que são alvo de bullying, entre outros.
Infelizmente, ainda existe alguma desvalorização sobre esta questão em alguns países, pelo que regularmente somos confrontados, através da comunicação social, com situações de bullying, maioritariamente no contexto escolar. Assim sendo, cabe aos vários órgãos legislativos de cada nação implementar medidas para travar e até mesmo erradicar as situações de bullying, bem como na concretização dos objetivos acima mencionados.

 

Na perspetiva da JS de Vila do Conde, algumas medidas que podem ser vigoradas são, por exemplo:
-a abordagem teórica do problema do bullying nos planos curriculares dos vários sistemas de ensino;
-criação de gabinetes de apoio às vítimas de bullying nos centros de saúde/escolas;
- a criação de organizações que visem orientar, apoiar e auxiliar aqueles que são alvo deste problema.


Em jeito de conclusão, a JS de Vila do Conde apela, em primeiro lugar, às vítimas de Bullying, que não se deixem intimidar e não tenham receio em pedir auxílio, dado que este problema é uma luta de todos para todos e, em segundo lugar, àqueles que presenciam situações violentas ou ameaçadoras, intervenham de forma coerente e apaziguadora, tentando solucionar de forma pacífica o problema.


#jsviladoconde #alutarporti