[JS Valongo] Presidenciais Americanas: O futuro da América e do Mundo

13-10-2020

No próximo dia 17 de outubro, via online através do Facebook da JS Valongo

No próximo dia 17 de outubro (sábado), a Juventude Socialista de Valongo realizará uma sessão de esclarecimento sobre as «Presidenciais Americanas» que terá lugar via online através do Facebook da JS Valongo, pelas 21h15.

A discutir o tema estará o Professor Doutor Miguel Rocha - Professor Auxiliar do Departamento de História, Filosofia e Artes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade dos Açores, onde leciona na Licenciatura em Estudos Euro-Atlânticos e no Mestrado de Relações Internacionais: o Espaço Euro-Atlântico.

Esta iniciativa está enquadrada no conjunto de debates/sessões de esclarecimento promovidas pela estrutura local, cujo âmbito é promover a discussão de temas relevantes para a sociedade portuguesa e impactantes para a comunidade global.


Presidenciais Americanas: O futuro da América e do Mundo

As eleições presidenciais americanas transcendem, por norma e impacto, o futuro dos Estados Unidos da América. Numa altura em que o eleitorado americano decide entre os candidatos à Casa Branca, estes estarão no dia 3 de novembro a decidir também o futuro de todos nós num mundo cada vez mais global.

A pergunta neste momento não se limita apenas a "Trump ou Biden?", é necessário que cada cidadão português e mundial procure a resposta a outras perguntas como: De que maneira irá esta eleição afetar os mercados mundiais? Na presente situação de pandemia global, irá uma América pós-eleições adotar medidas distintas às até agora em vigor, e irá o mundo seguir-lhe o exemplo? Estará a luta contra a discriminação racial na agenda do vencedor? Qual será o futuro das políticas de combate contra as alterações climáticas?

Numa altura em que Donald Trump retoma a sua campanha após ter testado positivo para Covid-19, as más noticias para o atual presidente não ficam por aqui. Trump continua atrás nas sondagens, mas agora em quase 10 pontos percentuais. Apesar de se conseguir estabelecer um paralelo com as eleições de 2016, em que apesar de menos votos a nível nacional que a sua adversária (Hillary Clinton), Donald Trump tornou-se Presidente vencendo em mais estados, nestas eleições repetir o feito deverá ser mais difícil.

Com o contributo do Professor Doutor Miguel Rocha, a Juventude Socialista de Valongo irá, através desta sessão de esclarecimento, procurar antever o resultado das eleições, bem como projetar qual será o impacto nacional e mundial que as mesmas irão ter.