CPAS VS SEGURANÇA SOCIAL 

22-05-2020

No dia 16 de maio, os Jovens Trabalhadores Socialista (JTS) Federação Porto, promoveram a discussão de uma problemática que tem sido levantada, especialmente em tempos de pandemia, a continuidade da CPAS.

CPAS, Caixa de Previdência Advogados e Solicitadores, não tem sido uma válvula de proteção social para estes trabalhadores, como seria expectável, tem sido apenas um "fundo com vista à reforma".

Os referidos trabalhadores denunciaram o sistema obsoleto a que estão sujeitos, tendo por base rendimentos presumidos e não reais, o que leva a que muitos destes trabalhadores abandonem a profissão pela qual tanto lutaram.

As convidadas para esta conversa live, com a coordenadora dos JTS Federação do Porto, Cristiana Leite Cruz, na página de Facebook da estrutura mencionada, foram Maria Desidério, Advogada, e Joana Sá Pereira, Deputada à Assembleia da República pelo Partido Socialista.

Foram discutidas formas e perspectivas diferentes de como alterar este paradigma, seja por uma CPAS mais eficiente, seja pela sua integração na Segurança Social, no entanto, ambas as convidadas estavam em consonância num ponto: que que esta situação tem que ser rapidamente resolvida e prestar auxílio a quem de direito.

Revê a sessão: