[A Voz das Concelhias] O Clima, o Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável

O clima, ambiente e desenvolvimento sustentável são temas atuais e de extrema importância nos dias de hoje. É necessário agir já e mudar os nossos comportamentos individuais, como sociedade e como empresas.
A descarbonização das cidades, a eficiência energética e as soluções tecnológicas com relações diretas entre mobilidade, edifícios, energia renovável e meio ambiente, não devem ser apenas politicas "macro ambientais" a adotar pela União Europeia ou pelos países que nela se integram. É necessário, cada vez mais, uma articulação entre as autarquias locais e as politicas nacionais e Europeias, com vista a reverter ou minimizar cada vez mais os efeitos causados pelo aquecimento global.
É fulcral desenhar diretrizes de curto, médio e longo prazo, cuidar da nossa orla costeira, da qualidade da água e ar, valorizar os espaços verdes e apostar na educação ambiental da população.
Felizmente, o concelho de Matosinhos tem realizado trabalho em matérias ambientais, desde o uso da tecnologia (living lab), à reabilitação do corredor verde do Rio Leça e ao fornecimento de meios alternativos de transporte com programas de bike sharing e trotinetes elétricas. Estes são só alguns exemplos do trabalho realizado pela autarquia, no entanto ambicionamos sempre mais!
E dito isto, a Juventude Socialista de Matosinhos considera, hoje mais que nunca, importante a realização de uma "Carta Municipal do Clima" que espelhe as preocupações com o meio ambiente e trace eixos fundamentais no que diz respeito a politica ambiental municipal.
É essencial que os jovens notem que o seu ativismo e luta por um futuro melhor, está a ser ouvido e tomado em conta, como tal, a Juventude Socialista de Matosinhos apresentou esta proposta ao concelho municipal da juventude, para que mais jovens pudessem dar o seu contributo. A proposta apresentada foca-se em alguns temas, tais como:
• A instituição curricular da educação ambiental
• Fomento do uso de transporte público com mais e melhor oferta através da contratualizaçãode um meio de transporte menos poluente;
• Aumentar a capacidade de estacionamento para veículos elétricos em parques municipais erenovação progressiva da frota municipal, para veículos mais eficiente;
A luta contra as alterações climáticas, é e sempre será uma das bandeiras da Juventude Socialista e uma das grandes das grandes lutas desta geração. Lutar pelo meio ambiente passou a ser uma questão de cidadania e é nossa função fazer com que a voz dos jovens do nosso concelho seja ouvida.
Só com uma articulação entre governo e autarquias locais é que conseguiremos atrasar e proteger-nos das consequências das alterações climáticas e por isso, lutamos por esta geração e pelas gerações futuras, afinal, uma das principais virtudes que podemos ter é plantar uma árvore, mesmo sabendo que não vamos disfrutar da sua sombra.
Continuaremos sempre a tentar construir um futuro melhor para os jovens do nosso concelho, país e mundo!

João Leitão, militante n°122196
Concelhia de Matosinhos da Juventude Socialista