Academia Autárquica

OS JOVENS E O PODER LOCAL

A ANJAS-Porto e a Federação do Porto da JS promovem, nos dias 13 e 20 de Março, a primeira edição da Academia Autárquica: Os Jovens e o Poder Local

Estas formações pretendem dotar os militantes e simpatizantes do Partido e da Juventude Socialista para a importância da política autárquica, do funcionamento dos órgãos autárquicos e da influência do poder local no nosso dia-a-dia. 

As formações irão decorrer nos dias 13 e 20 de Março e decorrerão, em simultâneo, em diferentes salas online. 

Deves escolher uma das formações disponíveis, sendo que terás acesso às outras formações através do site da Federação Distrital da Juventude Socialista do Porto, após o evento decorrer. 

Reserva-se o direito à ANJAS - Porto de limitar o número de pessoas por sala online de forma a garantir o sucesso das formações. Contudo, no final do formulário (final da página), tens a opção de deixar uma questão, a ser colocada nas outras formações.


Plano Formativo

13 de Março

16H30- Abertura

I Como governar uma autarquia?

Amadeu Dias e José Manuel Ribeiro 

O mundo passa por um momento de transição. Os cenários económicos, políticos e sociais misturam-se nas rápidas mudanças que geram vantagens competitivas. Que papéis têm a modernização administrativa e a qualidade da gestão autárquica nesse desenvolvimento diário?


II Como funciona uma assembleia?

Filipa Magalhães e Hugo Gilvaia

A assembleia municipal é o órgão deliberativo da autarquia local e é constituída por membros eleitos diretamente pelos munícipes assim como pelos presidentes de Juntas de Freguesia. A Assembleia de Freguesia é o órgão deliberativo das freguesias de Portugal, sendo eleita por sufrágio universal, directo e secreto dos cidadãos recenseados na área da freguesia, segundo o sistema de representação proporcional. No entanto, como é que funcionam?


III Como gerir as Finanças das Autarquias?

 Fernando Fernandes

Numa sociedade globalizada a afirmação dos municípios é um fator decisivo para o desenvolvimento. Que vantagens têm as autarquias com uma boa gestão das empresas municipais e organismos autónomos? Que hipóteses e instrumentos tem uma autarquia para obter recursos financeiros?


20 de março

09H50 - Abertura

IV Políticas Autárquicas de Juventude

Tiago Araújo e Tiago Rego

As políticas de juventude são todas e quaisquer medidas para os jovens? Quais as medidas para os jovens em plena pandemia? As políticas autárquicas de juventude devem responder às necessidades, objetivos e interesses dos jovens em conjunto com a comunidade onde se inserem.


V Como vencer a comunicar?

Cristina Vieira e David Ferreira da Silva 

A comunicação é uma das mais relevantes atividades na gestão política e autárquica. A comunicação afirma-se como fator-chave na resposta a situações especiais de crise, a cultura e na aproximação à população. A forma como comunicamos e interagimos são suficientes para envolver todos? Que mais podemos fazer? Como devemos comunicar?


VI Pensar Global - Agir Local: O impacto da Pandemia

Luísa Salgueiro e Manuel Pizarro

Ao combater uma crise global, é importante concentrar as respostas no impacto local. Assim, embora exista uma coordenação entre países comandada pela União Europeia, o impacto no terreno acontece no nível local, por isso quais as boas-práticas que devemos aprender com a pandemia? Qual o papel que a UE pode e deve desempenhar no desenvolvimento e ajuda aos países e autárquicas na resposta à pandemia?


Encerramento

Inscreve-te no link abaixo